Oracle inaugura laboratório de inovação em São Paulo

Information – Education – Matchmaking

Nesta quinta-feira, a Oracle inaugurou em São Paulo o primeiro espaço físico para o seu laboratório de inovação. O Oracle Innovation Labs é um espaço voltado para cocriação entre os colaboradores da companhia, clientes e startups, para desenvolverem serviços e produtos que resolvam desafios reais de seus clientes, além de apoiar novos modelos de negócio com tecnologia de ponta.

O laboratório já existe há mais de dois anos, mas funcionava completamente online, e os profissionais de diversas áreas se reuniam nos escritórios dos clientes para trabalhar os protótipos e desenvolverem as soluções. O fórum de colaboração do Innovation Labs já rendeu à empresa protótipos de realidade virtual e aumentada, big data, machine learning, entre outros. Ao todo, já foram mais de 50 soluções desenvolvidas em parcerias de cocriação.

“O  que estamos fazendo aqui é materializar as ideias inovadoras. Às vezes o cliente passa pela nossa porta e diz que tem uma ideia para melhorar o atendimento ao cliente dele, por exemplo. Outras vezes, ele tem esse problema mas não tem ideia. E esse espaço está pronto para receber qualquer tipo de maturidade de inovação”, explica Marco Righetti, diretor de inovação da Oracle da America Latina.

Estão disponíveis no laboratório demos de iniciativas aplicadas nos negócios de clientes. Entre elas, há soluções que incluem reconhecimento facial, realidade virtual focada na experiência de compra, simulação de empréstimos bancários por meio de mecanismos inteligentes e inteligência artificial. Todas as aplicações estão em nuvem.

Todas as áreas da Oracle podem participar do laboratório e desenvolver protótipos a partir das necessidades de seus clientes. “Nossa missão é contribuir com a ampliação da inovação no Brasil. Por isso, criamos esse espaço de troca de conhecimento em diversas frentes, como Customer Experience, Indústria 4.0, Big Data e muito mais”, diz Rodrigo Galvão, presidente da Oracle no Brasil.

Startups

“Nosso objetivo com este espaço é aproveitar o ecossistema de startups e inovação. Criaremos no Innovation Labs semanas da inovação com várias temáticas, para nos aproximarmos de outras empresas e startups que não são clientes da Oracle”, explica Renato Nobre, arquiteto de inovação da companhia. Segundo ele, o foco é que o número de projetos trabalhados no laboratório aumente cerca de 60% com este novo espaço, chegando a 3 processos realizados semanalmente ali.

Um dos motivos pelos quais o laboratório  de inovação saiu do online e tomou forma física foi para aproximar a inovação da companhia com as startups, em especial as que estão sendo aceleradas pela Oracle. No início deste ano, a empresa levou para o mundo o seu programa Oracle Cloud Accelerator, lançado em abril de 2016 na Índia.

Lançado em Bristol, Deli, Mumbai, Paris, Cingapura e Tel Aviv e São Paulo em abril deste ano, o programa oferece orientação de especialistas técnicos e de negócios, tecnologias avançadas, um espaço de coworking, acesso a clientes, parceiros e investidores, além de créditos livres para as soluções de OracleCloud.

“Nossa intenção era criar um programa com os melhores valores: mentorias com especialistas locais e globais e com os principais players do mercado de tecnologia, direito, fundos de VC, ou seja, todo o ecossistema. É um give back da Oracle para o mercado, estamos investindo nisso com o objetivo de crescer o ecossistema”, disse Fernando Lemos, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Oracle América Latina, no lançamento do programa.

Para conhecer as startups que estão participando atualmente da aceleração da Oracle, clique aqui.

O post Oracle inaugura laboratório de inovação em São Paulo apareceu primeiro em Startupi.

Powered by WPeMatico