As tendências cíclicas do Marketing Digital

Information – Education – Matchmaking

* Por Nils Kauwertz

Você faz Marketing Digital ou é apenas o público-alvo das inovações do mercado?

Você já notou que de tempos em tempos coisas antigas voltam a estar na moda? Existe uma frase muito conhecida que diz: “a moda é cíclica”. Afinal, constantemente vemos peças que já caíram no esquecimento voltarem a ser tendência e, logo depois, voltam ao fundo das gavetas. É um processo normal no mundo da moda, mas eu me pergunto, seria uma exclusividade apenas desse segmento?

Bem, o Facebook está me ajudando a encontrar uma resposta, e ela é “não”.

Você se lembra dos antigos catálogos de venda? Eles eram como uma “revista”, que chegava pelo correio, com fotos, descritivo e preço dos produtos. Atualmente essa forma de apresentar o produto está um pouco “fora de moda”. Aliás, estava!

O Facebook apresentou uma nova forma de anúncios chamada “Lifestyle Templates”, que são os antigos catálogos em uma roupagem nova e atualizada.

Exatamente, os catálogos foram renovados e se tornaram a nova aposta do Facebook, que investe muito em pesquisas e testes para anúncios.

Essa pode ser uma grande ferramenta para empreendedores que têm uma loja com diversos artigos! Será possível criar uma galeria de fotos dos produtos… claro que você vai criar galerias para aqueles que conversam entre si. A primeira imagem aparecerá como um anúncio normal, mas quando o usuário  clicar vai abrir uma galeria e o melhor, será possível comprar diretamente pelo anúncio sem sair da rede social.

Existe outra coisa incrível dessa nova funcionalidade, você está vendo na imagem do meio pequenos pontos brancos? Cada um é um artigo que está à venda, e ao clicar em cada um, aparecerá o nome e o preço de cada peça! A previsão é que essa novidade chegue ao Brasil nos próximos meses.

Com essa nova opção, o Facebook mostra que nem tudo que é passado está descartado. Essa consciência também deve ser aplicada na hora de fazer estratégias de Marketing Digital, afinal existem conceitos que são antigos e, ainda assim, muito eficazes e valiosos.

Vivemos um momento em que a busca pelo “novo”, mesmo que esse seja uma incógnita gigante, muitas vezes está na frente de avaliações e testes. Vejo muitos amigos empreendedores se precipitando e investindo quantias altas em ferramentas que ainda não estão 100% testadas ou em estratégias que não só trazem o risco de desperdiçar dinheiro (algo que eu detesto e acredito que vocês também), mas também podem causar prejuízos maiores à empresa.

Estar à frente da concorrência não significa utilizar e aplicar tudo que acabou de ser lançado, mas sim, fazer com perfeição aquilo que sua empresa se propôs no campo do Marketing Digital. Não são fórmulas mágicas, varinhas de condão, que vão fazer sua empresa vender mais ou ter maior presença online. Existem fatores reais que vão trazer resultados reais, por exemplo estudo de mercado, estudo de público-alvo, planejamento de Marketing (nessa fase escolhemos as melhores estratégias, ferramentas e canais de comunicação) e atuação. Esses são os passos certos para o sucesso.

Fazer Marketing Digital não é um mar de rosas e muitas vezes temos que fazer ajustes e mudar o curso de uma estratégia que não está funcionando ou usar outra ferramenta, já que a atual não está convertendo. Algumas vezes, as coisas não vão sair como planejamos e são consequências previsíveis, ou possíveis de um  planejamento de Marketing.

Por isso, aproveite que o Facebook está trazendo de volta algo “ultrapassado” e repense suas ações de Marketing. Afinal, você faz Marketing Digital ou é apenas o público-alvo das inovações do mercado?


Nils Kauwertz, CEO & Cofundador: Apaixonado por marketing, empreendedorismo, educação e tecnologia, fundou a Wunder Digital. Acredito que a educação e tecnologia estão ligadas para revolucionar as micro, pequenas e médias empresas do Brasil. Quer bater um papo? Pode me conectar no Linkedin: Nils Kauwertz.

O post As tendências cíclicas do Marketing Digital apareceu primeiro em Startupi.

Powered by WPeMatico